Introdução à Kriya Yoga

A palavra sânscrita kriya tem raiz em kri, que é a mesma raiz da palavra Karma. Kri tem significado de ação: agir, fazer, reagir. A kriya yoga é um sistema antigo e tradicional de yoga ensinado pelos anjos, sendo o anjo mais conhecido deste sistema o avatar da kriya yoga, o anjo Babaji, conhecido como o yogue eterno, porque ele vive nas regiões etéricas do mundo em estado Jina.

Sri Yukteswar: Mestre da Kriya Yoga

A kriya yoga veio ao mundo ocidental através dos trabalhos de Mukunda, um estudante universitário. Mukunda fundou uma escola esotérica de yoga, baseando-se em modelos egoístas, exclusivistas, preconceituosos e vaidosos, como geralmente eram as milhares de outras escolas de esoterismo na Europa e EUA.

Mesmo tendo apoio de santos altruístas, yogues amadurecidos, a escola de Mukunda fracassou e seus discípulos espalham vergonha e desonra aos seres de pureza no mundo todo, com processos judiciais por causa de intrigas em torno de dinheiro e diretos.

Outras pessoas receberam instruções por outras vias, inclusive tendo contado direto com Babaji; e estes procuram resgatar de forma mais ou menos aquariana (adequada a nova era) na difusão da Kriya Yoga.

Eu particularmente, tenho experiência pessoal com o anjo Babaji, que me apoiou pessoalmente numa situação de fato, frente as questões desafiadoras do mundo astral.

A kriya yoga se baseiam em três níveis chamados de kriyas: o primeiro nível é chamado de kriya do karma, o segundo nível é chamado de kriya do Som e o último nível é chamado kriya da Luz.

O estudante é apresentado gradativamente os kriyas à medida que avança nos estudos, o nível do Kriya da Luz é o mais difícil e poucos alunos adiantados merecem este kriya.

4.75287