O significado da YOGA

A yoga é um método científico espiritual de realizadação humana, cujo objetivo principal é a libertação da mente humana dos condicionamentos psicológicos e atávico herdados da cultura e tempo. A palavra sânscrita yoga deriva da raiz yuj, que significa unir, controlar, jungir etc.Para a cultura hindu é apenas uma das seis escolas principais que  constituem  o hinduísmo.

ORIGEM DA YOGA

A yoga como ciência é bem mais antiga que o hinduísmo – também segundo algumas fontes (Bhagavad Gita por exemplo), mais antiga que a atual humanidade. O termo yoga é de origem indiana, contudo a técnica em sí, esteve presente na cultura Maia e Asteca, conforme as narrações nos escritos dos colonizadores, também está presente nas tradições egípcias antigas e outras culturas antigas.

DEFINIÇÃO DE YOGA

A yoga é antes de tudo um conjunto de técnicas e estilo de vida formando um sistema perfeito de realização espiritual, um patrimônio espiritual e cultural da humanidade.

YOGUE RAMACHARAKA

A yoga veio para o Brasil através das obras do Yogue Ramacharaka quando membros do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento traduziram e publicaram as suas obras no Brasil influenciando os místicos e simpatizantes da sabedoria ocidental.

Nos EUA a yoga foi difundida inicialmente também por Ramacharaka, que era reconhecido como um grande mahatma, um rish moderno pelos iniciados das escolas esotéricas de lá. Este mahatma chegou a admitir discípulos da própria India, tal como o Swami Vivekananda, que não era yogue e monge intelectual brahmanista; e outras pessoas de rol muito maior que este. Também fundou novas linhas de yoga tal como a Agni Yoga e outros sistemas mais avançados não acessíveis ao público comum.

4.75287