Os assassinos da Yoga no Brasil

Comenta por aí, que a yoga está em declinío no Brasil. Este é um olhar clínico especial, mas a verdade é que a yoga no Brasil sempre esteve em declínio desde sua introdução no começo do Século XX.

A causa de seu perene declínio é uma só – carência de material humano qualificado, contudo há outras variáveis para este fenômeno constante.

Obras de Yoga

As primeiras obras sobre yoga no Brasil foram as traduções dos livros do Yogi Ramacharaka, feitas pelos membros do Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento, trabalho realizado especialmente por Francisco Valdomiro Lorentz. Depois disto, houve disseminação da yoga por parte de entusiastas amantes da filosofia oriental que aqui viviam.

Yoga Psicossomática

Os atuais argumentos dos pensadores modernos de que o povo brasileiro é simplório de estrutura psíquica, isto especialmente por causa da inclinação da maioria para seitas e crenças, ou mesmo sua tendência para se perder em subterfúgios religiosos, em parte são verdadeiros.

Yoga e Espiritismo

A espiritualidade no Brasil concentra as pessoas em sua maioria no espiritismo, uma religião que cresce vertinosamente e está em evolução de conceitos e se reformulando constantemente suas bases desde meados do século passado.

Ademais a doutrina espírita ganha adeptos na televisão e noutros espaços importantes da mídia. A maioria dos praticantes de yoga no Brasil são ou foram espíritas.

Novas Técnicas de Yoga

Contudo, o “grande boom” da yoga promovido no Brasil, foi decorrente da adesão dos artistas de Hollywood nas técncias da yoga e por consequencia os artistas brasileiros que seguiu esta orientação, despertou interesse curioso dos latinos para a ciência yogi.

Filosofia e Yoga

O fato é que a ciência da yoga não é para todos, especialmente não é para religiosos. Porém é para aquelas pessoas que de algum modo despertaram interiormente  o desgosto pelas atrações sensoriais e sentem uma necessidade fanática em despertar a consciência átmica (cósmica).

4.75287