A palavra sânscrita kriya tem raiz em kri, que é a mesma raiz da palavra Karma. Kri tem significado de ação: agir, fazer, reagir. A kriya yoga é um sistema antigo e tradicional de yoga ensinado pelos anjos, sendo o anjo mais conhecido deste sistema o avatar da kriya yoga, o anjo Babaji, conhecido como o yogue eterno, porque ele vive nas regiões etéricas do mundo em estado Jina.Ler mais…

A yoga está para os indianos, assim como o futebol está para os ingleses e o avião para os brasileiros. Se os indianos conhecessem a yoga como eu, por exemplo, eles estariam praticando yoga e não fazendo aquelas coisas que eles fazem.Ler mais…

Hatha Yoga Brasil. A prática da Hatha Yoga é o caminho daquelas pessoas que buscam Qualidade de Vida começando pelo metabolismo, o funcionamento perfeito dos tecidos e funções fisiológicas, e boa apresentação física, ou seja, estas pessoas prezam pela saúde física, emocional e espiritual.Ler mais…

Estou iniciando o curso permanente de Formação de Professores de Yoga com inicio em qualquer época em 2015, esta é a versão 2.0 do meu curso formador de yogacharyas brasileiros.Ler mais…

O gesto da meditação; mão direita sobre a esquerda, com as pontas dos polegares se tocando. Associado à meditação do buddha Shakyamuni sob a figueira de bodhi. Também é o gesto do dhyani-buddha Amitabha.

O gesto da misericórdia ou realização dos desejos; a mão fica direita voltada para frente com os dedos abaixados. Associado à generosidade e compaixão do buddha Shakyamuni e ao dhyani-buddha Ratnasambhava.Ler mais…

O gesto da explicação; as pontas dos dedos polegar e indicador da mão direita ficam se tocando. Em uma variante, a mão direita faz o Abhaya-mudra e a mão faz o Varada-mudra. Associado às explicações do buddha Shakyamuni e ao dhyani-buddha Vairochana.Ler mais…

O gesto de tocar a terra; as pontas dos dedos da mão direita tocam o chão. Associado à firmeza inabalável do buddha Shakyamuni que, logo após atingir a iluminação, invocou a terra como testemunha de sua iluminação.Ler mais…

O gesto da roda do Dharma; ambas as mãos fazendo o gesto anterior. Este gesto é associado ao ensinamento de buddha Shakyamuni, ao futuro buddha Maitreya e, às vezes, é utilizado em representações do dhyani-buddha Vairochana.Ler mais…

O gesto da proteção ou destemor; a mão direita fica erguida e com os dedos levantados. Associado à benevolência do buddha Shakyamuni, que domou um elefante selvagem com este gesto. Também é o gesto do dhyani-buddha Amoghasiddhi.

Fonte: Textos do Budismo, internet

O gesto da renúncia de Buddha, da eliminação do apego. Semelhante ao abhaya-mudra, mas a mão direita fica sobre o joelho ao invés de erguida. Kashyapa, o sexto buddha, que atingiu a iluminação sobre uma árvore banyan, é representado fazendo este gesto.

Fonte: Textos do Budismo, internet_

_

É um erro frequente e comum, pessoas praticarem meditação à moda vazia. Este estilo é mais um equívoco ocidental, baseado no estilo budista, que uma realidade prática.Ler mais…