Blog: yoga-integral

Siddhasana é um asana sentado fácil de ser praticado. Seu objetivo é um assento para meditação ou adoração do criador. Iniciantes preferem este asana por sua simplicidade de ser praticado, também é o melhor de todos para pessoas com pouca flexibilidade.Ler mais…

Apesar de simples, o relaxamento é a parte mais difícil de se alcançar na yoga, inclusive por praticantes experientes. Geralmente, os praticantes displicentemente dormem durante a prática do relaxamento final ou inicial.Ler mais…

Segundo o Gheranda Samhita dos milhares de asanas descritos por Shiva, 32 (trinta e dois) asanas proporcionam a perfeição para os que vivem neste mundo material. O Gheranda Samhita é um texto básico de Hatha Yoga e nele existem alguns arcanos escondidos aos olhos comuns, contudo não se pode levar ao “pé da letra” seu conteúdo.Ler mais…

Shalabhasana, a postura do gafanhoto, é um asana que todo aluno flexível gosta de executar. As pessoas rígidas têm dificuldades em executá-la, elevando as pernas a baixa altura, fato que lhes causa desnecessária frustação.

Ler mais…

Postura do Arco é um asana que todo aluno iniciante gosta de praticar devido seus efeitos excitantes após a execução. A eurofia é comum em todos praticantes devido a alteração na pressão sanguínea, aceleração cardiáca e respiração ofegante.Ler mais…

Yoga para os olhos são exercícios chamados de Tratak. Tratak são exercícios para os olhos criados na yoga moderna, mas uma forma menos refinada aparecem nas obras antigas como o Gerandha Samhita e Hatha Yoga Pradipika, obras principais de Hatha Yoga.

Ler mais…

A YogaTerapia é uma técnica que se utiliza de preceitos da yoga para tratar e curar a pessoa. Yogaterapia cujo nome sâncrito convencionado atualmente é Yoga Chikitsa, tem como objetivo prevenir, bem como procurar meios de curar a maioria dos problemas na saúde física e emocianl das pessoas. Esta modalidade pode ser considereda como yoga psicossomática.

Ler mais…

Depois de aproveitar a festa que comemora as coisas deste mundo, nada como aproveitar o período das cinzas para praticar yoga depois do carnaval.

Carnaval 2012, ano do dragão de água no oriente, ano da Lua aqui no ocidente, cheio de maus agouros segundo os supersticiosos, nada melhor que limpar as toxinas adquiridas na grande comunhão da alegria que é o carnaval brasileiro.Ler mais…

O asana yoga Kapotasana é também um mudra, portanto faz parte dos asanas avançados da hatha yoga, que deveria ser praticado somente por já cumpriu o estágio mediano na yoga e acima de tudo quem possuisse flexibilidade e condições físicas para executar o asana com perfeição.Ler mais…

Vajrasana é um asana que se pratica sentado, seus efeitos psicossomáticos são extraordinários. Apesar de sua simplicidade prática, o nome imponente faz jus aos seus benefícios endócrinos e mentais.Ler mais…

Kakkasana é um asana de equilíbrio, apesar de sua aparência temerária, desenvolve a força mental e ****melhora a autoestima. É um asana lúdico, cuja função é liberar as energias nocivas armazenadas nas células.Ler mais…

A Raja Yoga é vista pelo leigos como uma técnica de meditação, foi por causa deste clichê que a yoga ainda hoje é associada à meditação, contudo, assim como os demais métodos aplicados de yoga, a Raja Yoga usa a meditação como objeto de sua finalidade.

Laya Yoga, Suddha Yoga, Yoga dos tibetanos, Siddha Yoga, Kundalini Yoga, Kriya Yoga etc, são métodos de Raja Yoga, e a magia ocidental é também Raja Yoga.

Ler mais…

O balancinho não é exatamente um asana de yoga, mas sim uma ação fundamental para realização da prática eficaz dos asanas de yoga.

O balancinho machuca com sequela na coluna vertebral da maioria dos praticantes iniciantes e desatentos. Os casos mais comuns são das pessoas ignorar asLer mais…