Yoga Exercícios para os Olhos

Yoga para os olhos são exercícios chamados de Tratak. Tratak são exercícios para os olhos criados na yoga moderna, mas uma forma menos refinada aparecem nas obras antigas como o Gerandha Samhita e Hatha Yoga Pradipika, obras principais de Hatha Yoga.

Tratak

O tratak é tratado como Sat Karmas que são kriyas ou limpezas do corpo. Tanto o o Gerandha Samhita como a Hatha Yoga Pradipika , explica que a prática do Tratak é indicada a olhar sem piscar fixamente para um objeto.

yoga mudras para Olhos

Os textos antigos de hatha yoga ensinam o tratak em forma de Mudra tais como o Sambhavi Mudra, que se pratica olhando entre as sobrancelhas, aperfeiçoando a técnica olhando um ponto a distância de um metro, meio metro, vinte centimetros, dez centimetros, cinco centimetros, um centimetro e por fim dentro da cabeça sobre o Ajna chakra. E também o Nasagra Dhristi que é olhar fixamente para ponta do nariz praticando concentração e pratyahara.

Exercícios de Yoga para os Olhos

Os textos antigos são ricos em exercícios de Tratak. Voltados para desenvolver a força mental, organização dos pensamentos e desenvolvimento da clarividência.

Todos os _exercícios de yoga para os olhos são excelentes no trabalho preventivos bem como para recuperar os defeitos adquiridos nos olhos.

A yoga moderna possui centenas de exercícios para os olhos, a maioria deles devem ser executados antecedentemente com acompanhamento e orientação do instrutor de yoga.

ATENÇÃO: EU NÃO RECOMENDO FAZER TRATAK OLHANDO DIRETAMENTE PARA O SOL, LÂMPADAS FORTES OU FRACAS, VELAS E OUTROS OBJETOS LUMINOSOS.

Antes que a dúvida apareça, existe uma prática de “Vitalização, Magnetização Humana e Alimentação Energética do Sol“. Esta prática é antiquíssima herdada das práticas de iniciação egípto-atlantes perfeitas e eficazes no seu propósito.

A yoga para os olhos deve ser praticada em sala durante 2 meses seguidos depois pelos menos uma vez a cada 15 dias.

4.75287